F AQS

  • FAQS - GENERAL

  • O que é um sistema de segurança de intrusão?

    É um dispositivo eletrónico que emite um aviso na presença de pessoas num perímetro específico.<br/> A configuração mais básica consiste em pelo menos dois detetores, um painel de controlo e um teclado.

  • Como funciona um detetor?

    O detetor, de qualquer tipo, identifica se há uma abertura de porta ou janela, se houve quebra de vidro ou se há movimentos numa determinada sala. Quando um detetor é acionado, ele envia um sinal para o painel de controlo do respetivo sistema de alarme. Caso o sistema esteja conectado a um Centro de Receção de Alarme (CRA), esses equipamentos enviam os sinais para a CRA por linha de comunicação fixa ou móvel.

  • Justifica contratar uma empresa certificada?

    De acordo com as regulamentações atuais, as instalações de proteção contra incêndio, deteção de intrusão e segurança geral apenas podem ser executadas por empresas certificadas pelo organismo competente (CNPD ou PSP), caso contrário, elas podem ser sancionadas e até forçadas a remover a instalação.

  • Compensa ter o sistema de alarme conectado a um CRA?

    Sim, o retorno começa desde logo com a capacidade de dissuasão das placas de sinalização instaladas no perímetro do seu negócio. Estatisticamente, o número de assaltos nas propriedades que têm alarme são inferiores aos que não têm. Nos casos em que, apesar de terem um alarme, ocorrem roubos, são mais rápidos e ocorrem com menos danos, pois os ladrões sabem que a polícia pode chegar a qualquer momento.

  • O sistema de alarme está conectado à polícia?

    NÃO, os sistemas estão conectados à CRA das empresas de segurança, mas perante um disparo de alarme, de acordo com as novas regras de segurança, e depois de verificar a veracidade do mesmo e no caso de uma intrusão, notificaremos a polícia. Somente uma empresa de segurança aprovada pode ligar para a polícia após verificar um disparo de alarme de um sistema conectado.

  • Qual o significado de tecnologia "IP"?

    IP é o protocolo de comunicação mais comum. IP é a tradução literal de ‘Protocolo de Internet’ e é a tecnologia na qual se baseia a Internet, o correio eletrónico e praticamente todas as novas redes de comunicação de dados. A tecnologia IP pode ser implementada em comunicações de voz e dados, através da telefonia IP e em comunicações de imagem, através do gravador digital IP ou da câmara IP, cuja principal aplicação é a vigilância por vídeo e segurança. O vídeo IP permite que as imagens ao vivo e gravadas pelas câmaras cheguem em tempo real simultaneamente.

  • As câmaras podem gravar espaços públicos?

    Câmaras instaladas em espaços privados não podem obter imagens de espaços públicos. No entanto, imagens parciais e limitadas de vias públicas podem ser tomadas quando é essencial para o propósito de vigilância, ou é tecnicamente impossível evitá-lo. A recolha de imagens de locais públicos deve limitar-se ao estritamente necessário, aplicando em todos os casos o princípio da proporcionalidade consagrado no Regulamento relativo à Segurança Privada.

  • A instalação de câmaras de segurança ocultas é legal?

    Se cumprirmos o "dever de informar" da presença de câmaras de vigilância referidas pela L.P.D.P. Uma ou várias câmaras do sistema de videovigilância podem ser mantidas "ocultas" da visão do utente do espaço e cumprir os regulamentos desde que sua instalação corresponda a uma finalidade específica.

  • Posso ver a minha casa ou empresa no meu telemóvel?

    Claro que sim, você pode ver sua casa ou empresa em qualquer lugar do mundo e com qualquer sistema operativo.

  • Que significa GPS?

    GPS é proveniente do inglês “Global Positioning System” (Sistema de Posicionamento Global). É um sistema de navegação rádio baseado em comunicação via satélite que determina a sua posição exata em qualquer parte do mundo.

  • Não encontro a minha viatura. Que devo fazer?

    Reclamar junto das autoridades policiais. Ligue para a Central de Alarmes 24H para iniciar o procedimento contra roubo de veículos.

  • Podem outras pessoas rastrear a minha viatura?

    NÃO, o acesso à informação sobre os seus veículos só é possível através do uso do seu nome de usuário e senha.

  • Que serviços posso contratar para um alarme?

    Dentro dos serviços básicos, embora o mais relevante, é a conexão com a CRA, que permite a verificação dos sinais de alarme com o consequente aviso à Polícia, se necessário, e, por outro lado, a manutenção do equipamento, serviço obrigatório em caso de estar conectado a uma Central Recetora de Alarmes.

  • Que são as zonas?

    Ao falar de um disparo de alarme em uma zona, isso significa que um dos detetores localizados na instalação detetou movimento naquela zona.

Close